segunda-feira, 21 de julho de 2014

Você se protege contra doenças típicas do inverno?




No inverno, o ar fica mais seco e nosso nariz precisa trabalhar mais para nos proteger contra vírus, bactérias e outros microrganismos que podem causar alergias. Pelo fato de o ar ficar com uma maior concentração de poeira, as chances de pegarmos gripes, resfriados, sinusites, rinites e amidalites é bem maior. Já as pessoas que possuem algum tipo de doença respiratória crônica, como bronquite ou asma, devem ficar mais atentas e tomar cuidados especiais no frio.
 
                         Mas, será que você sabe quais são essas cuidados?

  • Limpar o nariz ajuda na prevenção? Sim, o otorrinolaringologista José Antonio Pinto, do Hospital São Camilo, afirma que a limpeza do nariz com soro fisiológico é fundamental para a prevenção de doenças de inverno, pois mantém os cílios nasais - responsáveis por reter os vírus e bactérias - sempre higienizados e hidratados, fazendo com que a mucosa fique mais ativa, ajudando na prevenção. "Você escova os dentes todos os dias. Por que não limpa o nariz também?", brinca o especialista.

  • Pergunta: Pessoas expostas à poluição têm mais chances de contrair essas doenças? Sim "nos meses de frio, pela falta de chuva, geralmente o ar tem muita poeira.  Essa poeira pode irritar as mucosas nasais, gerando quadros de rinite ou agravando os sintomas de outras doenças respiratórias, como bronquite e asma. Para driblar os efeitos da poluição, a recomendação é lavar o nariz com soro fisiológico todos os dias. Para o caso de pessoas com bronquite ou asma, a recomendação é usar de broncodilatadores ou máscaras faciais.

  • Pergunta: Por que as pessoas têm otites (dores de ouvido) no inverno? É que nosso nariz é revestido por uma mucosa que se prolonga para dentro das cavidades paranasais, ou cavidades aéreas, que são canais que ligam nosso nariz aos nossos ouvidos e boca. "Quando você tem uma congestão nasal, essas cavidades também podem ficar obstruídas" Quando esses orifícios se fecham, não há passagem de ar, o que pode entupir nossos ouvidos, impedindo a passagem de secreções e gerando inflamações, que são as otites.

  • Devemos higienizar nossas roupas de cama para evitar essas doenças? Sim, e também nossas cortinas, jaquetas pesadas, tapetes e até bichos de pelúcia. No frio, costumamos resgatar roupas do armário que ficaram guardadas por muito tempo, acumulando partículas que podem irritar nosso nariz. Por conta do ar mais seco, também é comum cortinas, tapetes e bichos de pelúcias acumularem mais poeira. Por isso, o ideal é fazer um mutirão de limpeza antes e durante o inverno, higienizando todas as roupas e deixando secar ao sol, mantendo as cortinas e cobertores limpos e arejados, assim como os bichos de pelúcia e tapetes.

  • Respirar pelo nariz - e não pela boca - ajuda na prevenção das doenças de inverno? Sim, o nariz é responsável por umidificar e aquecer o ar dos nossos pulmões, evitando um maior risco de infecções. Sem contar que o entupimento do nariz pode obstruir as outras cavidades aéreas e levar ao aparecimento de outras doenças, como sinusites e otites. E outra: respirar pela boca deixa a garganta mais suscetível a vírus e bactérias. Os especialistas recomendam higienizar o nariz todos os dias com soro fisiológico. Se o nariz permanecer entupido, use um dilatador nasal.
Meninas, vimos que gripes, resfriados e outras ameaças podem ser evitadas com hábitos simples.
#vemcomagente
#normaestetica

Fonte: Site: Minha Vida

Nenhum comentário:

Qualidade de vida + Beleza + Saúde + Bem-estar...

Qualidade de vida + Beleza + Saúde + Bem-estar...
Tratamentos Corporais e faciais