Motivos para você comer chocolate agora...ele faz bem para o coração, evita o envelhicimento, espanta a TPM, acalma e alivia o estresse!!!
Com isso, muito se ouve sobre os possíveis males que o chocolate pode causar à saúde. Porém, a verdade é que, apesar de seu aparente alto valor calórico, são inúmeros os benefícios que essa tentação pode proporcionar.
O “alimento dos deuses”, como é considerado pelos astecas e maias, surgiu na América, com Cristovão Colombo. Quando descoberto, o chocolate era utilizado como remédio pelos maias, auxiliando nas secreções brônquicas, diarreia, dispepsias e fraqueza. Chegou até a ser utilizado como estimulante e energético pelas tropas de Napoleão Bonaparte.
Além de rico em vitaminas A, B, C, D, magnésio, manganês, potássio, sódio, ferro, flúor e fósforo, o chocolate apresenta as seguintes substâncias:
- Teobromina: estimula o cérebro;
- Fenilalanina: “hormônio da paixão” - prazer e euforia;
- Tiramina: estimula os neurônios;
- Cafeína: libera neurotransmissores cerebrais;
- Flavonoides: propriedades antioxidantes;
- Metilxantina: estimula o sistema nervoso central.
Mais que uma simples sobremesa, o chocolate oferece inúmeras propriedades: acalma a TPM, age como antidepressivo transitório, diminui o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom), diminui o risco de doenças cardíacas e ainda atua como antioxidante e antienvelhecimento.
O ideal é ingerir em torno de 50g por dia ou um pedaço pequeno. Se consumido com moderação e acompanhado de uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, o chocolate pode passar de vilão a herói do bom humor, de uma vida saudável e cheia de prazeres.
Fonte: Sylvana Braga é nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular.