terça-feira, 20 de março de 2012

O outono começa hoje e para evitar problemas causados pela alteração climática...


O outono começa hoje e já estamos sentindo a mudança de temperatura. O tempo quente e abafado do verão dá espaço a um clima mais ameno e fresco. E para evitar gripes, resfriados e alergias respiratórias, combinação de problemas causados pela alteração climática, veja dicas práticas de alimentação para aumentar sua imunidade e te deixar bem forte e longe dessas doenças.De acordo com a nutricionista Priscila Máximo, uma alimentação rica em ácidos graxos ômega 3, encontrados em pescados, óleo de canola e semente de linhaça; e vitamina A, presente em produtos de origem animal e em vegetais de cor amarelada e folhas verde-escuro, contribuem muito para o bom funcionamento do sistema imunológico. "Os ácidos graxos ômega 3 auxiliam na diminuição da inflamação e a vitamina A ajuda na produção de muco pelo trato respiratório, gastrointestinal e urinário, contribuindo para o aumento das defesas do organismo", explica a especialista, que destaca também a ingestão de ferro, encontrado em carne, leguminosas e gema de ovo.
Já o zinco contribui diretamente para prevenção e tratamento de doenças comuns no frio, porque se relaciona ao desenvolvimento de células do sistema imune, como os linfócitos. Essas células tem como principal função a identificação de substâncias invasoras, como vírus e bactérias. O zinco está presente em grandes quantidades em mariscos, ostras, carnes vermelhas, fígado e ovos
Outro nutriente que tem papel extremamente importante para melhora do sistema imunológico é a vitamina C. "Ela inibe a síntese de DNA e RNA de vírus, dificultando sua replicação. Isso é particularmente importante na prevenção de doenças que são comuns no inverno, como gripes e resfriados", afrima a nutricionista. As principais fontes deste nutriente incluem acerola, caju, goiaba, manga, mamão, morango, laranja, limão, tangerina, folhas de vegetais cruas e tomates.Que esses alimentos são essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico e para prevenção de doenças já está provado. Mas como devemos consumi-los para extrair seus benefícios? O ideal é inclui-los nas refeições. A necessidade nutricional varia muito de pessoa para pessoa. Para mulheres e homens adultos, por exemplo, recomenda-se a ingestão de 8 a 11 mg de zinco por dia, o que equivale, em média, ao consumo de 5 unidades médias de filé de peixe ou uma unidade grande de bife bovino. A quantidade de vitamina C indicada para mulheres e homens adultos é de 75 a 90 mg de vitamina C por dia, que equivale a 3 unidades médias de tomate, uma unidade média de laranja e 2 unidades média de acerola.

Nenhum comentário:

Qualidade de vida + Beleza + Saúde + Bem-estar...

Qualidade de vida + Beleza + Saúde + Bem-estar...
Tratamentos Corporais e faciais