segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Perigos dos Chás




Fazer dieta é super difícil e as bebidas calóricas, como refrigerantes, são um dos itens que devemos cortar para manter a forma. Usualmente fazemos essas trocas para chás e também isotônicos, além do tradicional mate gelado para matar a sede e ajudar na luta contra a balança, entretanto é importante prestar atenção, pois essas bebidas podem causar cálculo renal.

É isso mesmo. O chá preto e o chá mate são ricos em oxalato, enquanto os isotônicos, usados para repor a perda de nutrientes após exercícios físicos, contém sódio. “Ao excretar essa sobrecarga de sal, o rim também eleva a concentração de cálcio na urina, um grande culpado em casos de cálculos renais. Por isso, essas bebidas não podem ser a base da hidratação de um indivíduo”, explica o nefrologista André Felipe Sloboda, membro da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Para ajudar você a se livrar de mais essa preocupação, a dica é simples: hidratação a base de água. Não há um consenso entre os médicos, mas o ideal é que sejam consumidos entre 1,5 e 2 litros por dia. E não pense que o cálculo renal é uma doença rara e atinge mais os homens, saiba que tudo isso é lenda e pelo menos 15% da população mundial vai sofrer com a conhecida “pedra nos rins” em algum momento da vida. O cálculo também está relacionado a outras doenças, como gota, obesidade e doenças autoimunes e genéticas.

“Antigamente, dizia-se que os homens eram mais atingidos que as mulheres na proporção de 3 para 1. Porém, hoje, essa razão já é de 1,3 para 1, principalmente pelo crescente número de obesidade em mulheres. Um fator importante para a formação de cálculo renal é a dieta inadequada e não balanceada, principalmente na população ocidental, rica em sódio, oxalato, alto teor calórico e protéico”, explica o médico.

Nenhum comentário:

Qualidade de vida + Beleza + Saúde + Bem-estar...

Qualidade de vida + Beleza + Saúde + Bem-estar...
Tratamentos Corporais e faciais