segunda-feira, 15 de julho de 2013

Celulite: o inimigo número um das mulheres



Aquela olhadinha no espelho, uns apertõezinhos, e o terror das mulheres começa a surgir: a hidrolipodistrofia ginóide. O quê?? Isto mesmo!  Um furinho aqui, outro ali, sinalizam as famosas celulites. Pequenas e discretas no início, mas se não cuidadas tomam uma proporção nada agradável aos olhos de quem vê, muito menos para de quem as tem. Se fossem um problema apenas estético, até seríamos felizes. Mas não! As celulites indicam que algo no organismo não vai bem!


Causas:

 Tudo começa com a má circulação, que deriva tanto da genética, quanto da má alimentação e falta de exercícios. Este conjunto de fatores estimula o aumento do tamanho das células de gordura, que comprimem as microveias e vasos linfáticos que irrigam os tecidos da pele impedindo a eliminação de toxinas e provocando acúmulo destas substâncias e inchaço. Com o tempo, vão surgindo camadas fibrosas que “puxam” a pele para baixo e formam os furos. Se não prevenidas e tratadas a tendência é, cada vez mais, os buracos e o inchaço aumentarem provocando dores na região.



Além do componente genético, que é mais difícil de combater, existem outros fatores que contribuem para o aumento da celulite. A qualidade da alimentação e quantidade de água que bebemos diariamente estão diretamente ligadas à piora dos sinais. “Os alimentos gordurosos e o excesso de consumo de carboidratos levam ao sobrepeso e aumento de gordura no corpo, e os alimentos com muito sal provocam maior retenção de líquidos dentro da célula. Com isso, o inchaço aumenta, deixando a pele com o aspecto de casca de laranja, tão famoso na celulite”.

As alterações hormonais também influenciam no aparecimento ou piora dos sinais. Alguns anticoncepcionais de uso oral estimulam a retenção hídrica, por isso algumas mulheres que utilizam esses medicamentos percebem um aumento das ondulações na pele. Outros vilões da pele lisa são o uso de roupas justas e o sobrepeso. As calças muito apertadas dificultam a drenagem da região dos quadris e glúteos, e o excesso de células de gordura piora a circulação por comprimir os vasos sanguíneos.

Tratamentos:
Drenagem Linfática Manual:esse tipo de massagem mobiliza os líquidos acumulados entre as células dos tecidos do organismo para que entrem na circulação linfática, atinjam a corrente sanguínea e sejam eliminados pelos rins. O ideal para um bom resultado é fazer no mínimo dez sessões de 60 minutos, duas vezes por semana

Ultrassom: os aparelhos com ultrassom emitem uma energia que penetra na pele sem queimar, melhorando a permeabilidade dos vasos e a oxigenação dos tecidos, favorecendo a drenagem dos líquidos. Para que se tenha uma boa redução das celulites são necessárias dez sessões duas vezes por semana

É importante lembrar que não existe milagre para combater a celulite. A tecnologia auxilia a amenizar esses sinais, mas o resultado é realmente efetivo quando essas técnicas são associadas a hábitos saudáveis praticados diariamente.
A ingestão diária de água é fundamental para remover as toxinas, principalmente o sal. Beber no mínimo dois litros de líquidos por dia, seja água, chás gelados ou sucos desintoxicantes e evitar alimentos condimentados ajuda na redução do inchaço.
A atividade física também tem papel indispensável no combate aos furinhos. A região dos quadris, coxas e glúteos são as que mais sofrem compressão durante o dia, pois permanecemos sentados a maior parte do tempo e isso dificulta muito a circulação da região. Por isso, para eliminar os furinhos, dê atenção especial para essas áreas na hora da ginástica.
 



Nenhum comentário:

Qualidade de vida + Beleza + Saúde + Bem-estar...

Qualidade de vida + Beleza + Saúde + Bem-estar...
Tratamentos Corporais e faciais