Crianças que fazem de 20 a 40 minutos de  exercícios aeróbicos por dia não só podem ganhar mais confiança e ficar com a  autoestima elevada, como se tornam menos vulneráveis a desenvolver depressão.  Isso foi o que constatou uma pesquisa realizada pela Universidade de Ciências e  Saúde da Geórgia, nos EUA.
Durante três meses, os pesquisadores acompanharam  200 crianças sedentárias e com sobrepeso, com idades entre 7 e 11 anos. Nesse  período, esses jovens foram submetidos a atividades diárias como corrida, corda,  basquete e futebol.
O estudo constatou que após cada sessão de  exercícios, as crianças avaliavam positivamente seus sentimentos. “Nosso bem  estar físico e mental estão interligados. E esse trabalho mostra que isso ocorre  mesmo nas crianças”, afirma Catherine Davis, uma das autoras da pesquisa. Além  de melhorar a aparência física, a prática regular de exercícios reduz o risco de  diabetes, aprimora a cognição e atenua comportamentos agressivos na  infância.
Os pesquisadores acreditam que o estudo pode  ajudar no desenvolvimento de programas escolares que ofereçam oportunidades  atrativas para que as crianças sedentárias e obesas pratiquem atividades físicas  com frequência e, assim, melhorem sua qualidade de vida.
Praticar atividade física na infância é uma maneira de aproveitar a fase e garantir saúde no futuro. O incentivo dos pais é indispensável.
 

 
 



