quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Tomar uns drinques é gostoso, mas....

 



Com as comemorações de final de ano, tem confraternização com o pessoal do trabalho com os amigos e com a família.
É natural brindar para celebrar, tomar uns drinques é gostoso.
Mas o álcool é perigoso para a saúde e para a silhueta.
Se você vira o copo só de vez em quando, que mal há? Eis uma notícia de causar ressaca: para a sua saúde, a quantidade é mais prejudicial que a frequência.
"Depois da euforia e da desinibição inicial, a capacidade de tomar decisões sensatas desaba. Quem é impulsivo, por exemplo, fica ainda mais"
O alerta a psicóloga Neliana Buzi Figlie, diretora da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal de São Paulo. Claro, você não precisa abandonar de vez a cervejinha de que tanto gosta. Desde que fique esperta sobre a diferença entre consumo moderado e abusivo, a fim de não acabar no prejuízo. E não é tarefa fácil, pois o efeito de cada bebida varia de amiga para amiga, pois depende de peso, altura, genética e processos químicos, entre outros fatores. Mas uma coisa é certa: nós, mulheres, somos mais vulneráveis aos danos causados pela bebida que os homens. E mais: nosso corpo tem mais gordura, que retém o etanol, e menos água, o que reduz sua diluição. Ou seja, se você bebe tanto quanto os amigos do sexo oposto, pode se dar mal.
Um dos culpados por fazer a gente passar do ponto na balada é a crença de que apenas quem sofre de dependência alcoólica corre perigo. Mas a verdade é: quanto mais bebemos, mais tolerante nosso organismo se torna à bebida, fazendo com que a gente avance sem perceber. "O consumo excessivo é uma porta de entrada para o alcoolismo", Usar o bom senso, então, é fundamental. Quando ele falha, o corpo se encarrega de avisar. Vomitar nada mais é do que uma defesa natural do organismo para expulsar o álcool em excesso. E, quando seu corpo não consegue mais metabolizar o etanol, simplesmente “desliga” algumas atividades, como a retenção de memória. "A amnésia alcoólica é uma constatação de que houve abuso"
E não adianta tomar só um tipo de bebida. O senso comum de que misturar fermentados com destilados é que potencializa o efeito ruim não passa de mito.
Nem sempre é fácil perceber quando a gente anda passando do ponto, o álcool pode ser expelido cerca de uma hora depois da ingestão, mas a eliminação total pode levar até 12 horas.
 
Dicas para amenizar a ressaca:
Intercale entre uma cervejinha e outra, ou uma caipirinha, um copo com água e evite os refrigerantes pensando em hidratação. Sucos naturais de frutas, ou mesmo as frutas, água de coco e bebidas isotônicas ajudam muito também. Mas água, é água.

Álcool x Espelho
PELE RESSECADA
Como o álcool desidrata o organismo, você pode ganhar rugas precoces. E, como as veias se dilatam, causam vermelhidão nas áreas onde a pele é mais fina - como bochechas, nariz e olhos - e podem, inclusive, se tornar permanentes.
AUMENTO DE PESO
Uma latinha de cerveja tem 147 calorias; uma caipirinha, 360. Sentiu o drama? Para piorar, a ingestão de álcool costuma aumentar ainda mais a sensação de fome no período pós-consumo.
CABELO EM PERIGO
Além de unhas e dentes. O álcool interfere na absorção de nutrientes, mesmo que você tenha uma alimentação saudável.
CARA DE DOENTE
Hipertensão e problemas cardíacos, além de gastrite, síndrome da má absorção, pancreatite, infertilidade, câncer e danos cerebrais, entre outras, são os males mais comuns.
 
Comemore com bom senso, não basta voltar para casa de taxi  para se ver livre dos perigos do álcool.

Nenhum comentário:

Qualidade de vida + Beleza + Saúde + Bem-estar...

Qualidade de vida + Beleza + Saúde + Bem-estar...
Tratamentos Corporais e faciais