segunda-feira, 12 de maio de 2014

Como cuidar dos cabelos?

Olá meninas, tudo bem?

Hoje vou falar um pouquinho sobre cuidados para os cabelos.

O que é um cabelo bom? Eu sempre falo que cabelo bom é aquele que nasceu na nossa cabeça! Ele é lindo e combina com a gente, não importa o tipo ou a cor. Hoje em dia temos muitos tipos diferentes de tratamentos e procedimentos para mudarmos e/ou melhorarmos a aparência de nossos cabelos, mas os cuidados não tem nenhuma fórmula mágica, acreditem!

Passo número 1: corte o seu cabelo. Quanto e com que frequência, somente você poderá dizer; mas basta você olhar para as pontinhas dele para saber quando está precisando de um corte. O formato do seu cabelo deverá facilitar os cuidados para o seu tipo de cabelo (se você tem cabelos lisos, ou enrolados, ou enrolados mas de vez em quando usa liso, ou ondulado, etc). Vá a uma cabelereira de confiança e deixe claro qual o seu objetivo e ela poderá te orientar melhor. Eu, particularmente, corto o meu cabelo 3 vezes ao ano; 2 para tirar as pontinhas e 1 para acertar ou alterar o corte, porque gosto de ter o cabelo comprido.

Passo número 2: cuide. E por cuidar, entendo muitas coisas diferentes, desde os produtos que você usa, até a maneira que você mexe no seu cabelo. 

  • Quando for pentear ou lavar os cabelos, pense que você está fazendo um carinho no seu cabelo; pense em como você gostaria que alguém mexesse no seu cabelo. Isso vai evitar que você arrebente alguns fios. 
  • Xampu: claro que você vai escolher um para o seu tipo de cabelo, mas como aplicar? A não ser que você tenha o cabelo super oleoso ou que esteja com o cabelo bem sujo e pesado de cremes leave in, você pode aplicar o xampu somente na raiz do cabelo. Aplique a quantidade de vezes necessária para deixar a raiz limpa (no geral, 2 vezes). Para o comprimento do cabelo é suficiente a espuma que irá escorrer da raiz.
  • Condicionador/máscara: existem basicamente 3 tipos de produtos; hidratantes, emolientes e reconstrutores. Entenda o que o seu cabelo precisa e compre o produto adequado. Os hidratantes são produtos para cabelos que precisam de água, ou seja, que estão ressecados. São eles que tratam o cabelo para trazer vida. Os emolientes (silicones, óleos no geral) atuam na camada mais externa do cabelo, formando um filme que traz brilho e amacia os cabelos. Por fim temos produtos reconstrutores, como por exemplo a queratina, que ajudam nos cabelos mais finos que perderam massa. Tente entender os seus cabelos realmente precisam. Por exemplo, um cabelo grosso dificilmente precisará de um reconstrutor, da mesma maneira que um cabelo oleoso dificilmente precisará de um emoliente.
  • Coma direitinho: acredite, isso ajuda a manter cabelos, pele e unhas lindos.
  • Beba muita água: assim você hidratará seus cabelos de dentro pra fora.
  • Silicones, leave-ins, óleos e finalizadores: tem que testar e experimentar! Muito difícil dizer qual ficaria bom no cabelo de cada uma, mas normalmente cabelos muito finos pedem finalizadores mais fluidos, cabelos mais oleosos pedem texturas aquosas, spray seco ou gel, e os cabelos grossos e secos pedem produtos mais concentrados.
  • Químicas e tinturas: escolha um profissional de confiança. Veja o trabalho que essa pessoa já fez em outros cabelos antes de deixar que mudem o seu. Esses procedimentos requerem manutenção e produtos específicos.
  • Queda de cabelo: esse não tem jeito; tem que passar em um dermatologista para entender as causas e atuar diretamente na raiz! :)


Beijinhos
#projetovida



Nenhum comentário:

Qualidade de vida + Beleza + Saúde + Bem-estar...

Qualidade de vida + Beleza + Saúde + Bem-estar...
Tratamentos Corporais e faciais