quarta-feira, 30 de abril de 2014

Alimentos Light, Zero Gordura e afins

Olá menina!

Essa semana vamos falar sobre algo que todas nós conhecemos muito bem: alimentos light, zero gordura, integrais, enfim, todos os lindos alimentos que nós incluímos nas nossas dietas para sermos mais saudáveis.

Essa semana eu comecei a seguir em meu instagram a @mairactavares que iniciou o projeto #saudesqn. A Maira é uma personal trainer do Rio que tem (ou pelo menos tinha) o corpo super esculpido com muita academia e alimentação super (SU-PER) saudável. Maira era adepta de alimentos ao natural, como muitas frutas, legumes, grãos e proteínas, mas ela sempre recebia queixas de pessoas que, apesar de comer super bem e ter uma dieta cheia desses alimentos light e zero, nunca conseguiam secar o corpo como gostariam. Maira, muito atenta aos rótulos das embalagens, percebeu que esses alimentos supostamente saudáveis contém muitas substâncias nocivas ao corpo e, apesar de mantermos o consumo calórico de acordo com o que indica nossos nutricionistas, essas substâncias provocam reações negativas em nosso corpo, como inchaço, estufamento e outras ainda desconhecidos.

Tendo essas informações em mente, a Maira começou um programa no qual ela está ficando 8 semanas comendo todos esses alimentos industrializados que são tidos como saudáveis, somente para mostrar quais serão as mudanças não somente em seu corpo, mas também em sua saúde no geral. As fotos estão todas em seu instagram e, agora em 6 semanas, já podemos notar que apesar de a Maira ainda ter os músculos bastante desenvolvidos, ela já não tem mais a mesma definição (em especial na barriga) e já aparece com uma dobrinha (mínima) em sua cintura. Ela conta como esse novo estilo de vida aumentou sua vontade de comer doces, como teve disfunções intestinais e como perdeu o pique.

Com isso, gostaria de lembrar vocês o quanto é importante lermos os rótulos dos alimentos e sabermos exatamente o que é que estamos comendo. Temos muitos nomes comerciais para as substâncias, mas sempre podemos fazer uma busca na internet para entendermos melhor o que elas são. Minha melhor dica é: se você não sabe o que aquilo significa, há muitas chances de que seja algo artificial e nocivo ao corpo. Outra informação importante é a de que a lista de ingredientes sempre vem com o que temos em maior quantidade primeiro e o que vem em menor quantidade por último (em ordem decrescente), então fica fácil saber, por exemplo, que um Toddy na verdade é feito mais de açúcar do que cacau. E por fim, é sempre interessante ler a tabela nutricional para entendermos se um alimento realmente traz os benefícios que buscamos ao nosso corpo.

Meninas, somente gostaria de reforçar que eu não estou dizendo que as pessoas deveriam ter um corpo sequinho (eu, pessoalmente, acho mais bonito um pouco menos de definição); mas acho a reflexão válida para pensarmos em quais os efeitos dos produtos que ingerimos diariamente e o quanto nossas expectativas são realistas considerando o que a gente come no dia-a-dia.

É isso meninas! Espero que tenham gostado do texto.

Beijinhos
#projetovida
e a hashtag projeto da Maira é #saudesqn

Nenhum comentário:

Qualidade de vida + Beleza + Saúde + Bem-estar...

Qualidade de vida + Beleza + Saúde + Bem-estar...
Tratamentos Corporais e faciais