segunda-feira, 17 de março de 2014

Por que eu tenho celulite?



Você faz academia, conta as calorias, faz tratamentos estéticos e ainda assim a celulite parece não sumir ou ela regride de maneira insignificante. Por quê?

Existem muitos fatores que contribuem para a celulite, e a realidade é que não existe maneira de tratar somente um aspecto; é a combinação de todos eles que fazem com que a celulite apareça ou não. Seguem abaixo os principais fatores causadores da celulite, para que vocês possam refletir um pouquinho onde deve atuar com mais força.

Genética - com certeza ninguém quer ouvir falar nessa palavra, por parecer que estamos tratando de algo que não se pode mudar, mas a genética é sim um fator importante que influencia na celulite; mais especificamente no tônus da pele e nas regiões de acúmulo de gordura. Algumas mulheres tem maior tendência a acumular gordura na região da cintura, ao passo que outras tem maior tendência a acumular gordura nas pernas e nos quadris. No geral, a celulite é mais visível para essas mulheres que acumulam gordura na parte inferior do corpo. Já com relação ao tônus da pele, uma pele mais fina e com menos elasticidade evidencia mais as camadas de gordura do que uma pele mais firme.

Hábitos alimentares - o que todas nós sabemos é que, para mantermos o peso, é necessário comermos uma quantidade de calorias que não ultrapasse o consumo médio de calorias diário. O que nós nem sempre prestamos atenção é em que tipo de calorias estamos consumindo. Aquelas compensações que fazemos "vou comer só uma salada para eu comer mais sobremesa" até pode manter a quantidade de calorias diárias necessárias, mas pode prejudicar a estética do nosso corpo de duas maneiras diferentes:
a primeira é que nós não consumimos os nutrientes necessários para um bom funcionamento do corpo e, com isso, perdemos propriedades importantes na construção muscular, de colágeno, anti-radicais livres, dentre outros. A segunda maneira é que uma alimentação desequilibrada aumenta a ingestão de substâncias prejudiciais ao corpo, que causam retenção de líquidos, inflamações, etc. Por exemplo, uma fatia de bolo de brigadeiro pode ter a mesma quantidade de calorias do que um prato com vegetais, mas, além de oferecer poucos nutrientes, ele traz quantidades elevadas de gordura e açúcar, o que gera uma glicotoxicidade (toxicidade por açúcar) que pode se traduzir em inchaço e inflamação das células, além do claro acúmulo de gorduras indesejadas.

Atividade física - como comentamos em posts anteriores, existem diferentes tipos de treinos físicos que são ideais para cada tipo de objetivo: ganhar massa muscular, perder peso, tonificar o corpo. Independentemente de qual o seu objetivo, atividades físicas sempre são bem vindas no combate da celulite, já que elas ajudam a manter o tônus muscular e nos ajudam a queimar calorias. Saiba que além da academia, uma avaliação física é importante para entender se, além de estar dentro do seu Índice de Massa Corporal (IMC), se sua composição corporal é adequada quando comparamos a porcentagem de gordura em relação à porcentagem de massa magra. Por exemplo, uma pessoa pode estar em um IMC 23 (que é dentro do padrão normal), mas ter uma deficiência muscular e uma compensação de peso em gordura (porcentagem de gordura maior do que 27%). Essa não é uma distribuição de peso ideal e essa pessoa provavelmente teria mais celulite aparente, mesmo estando em seu peso ideal. Além disso, fica claro que quanto menor a quantidade de gordura subcutânea (gordura que fica entre a pele e os músculos), menor a quantidade de celulite.

Esses são os principais fatores que nós temos para o surgimento da celulite e, se tivermos consciência para atuar em todos eles e combinarmos rotinas saudáveis com tratamentos estéticos (que podem variar desde massagens e aparelhos à aplicação de cremes e outras substâncias), com certeza poderemos ter uma redução significativa no aspecto casca de laranja que tanto atormenta as mulheres!

Beijinhos
#projetovida

Nenhum comentário:

Qualidade de vida + Beleza + Saúde + Bem-estar...

Qualidade de vida + Beleza + Saúde + Bem-estar...
Tratamentos Corporais e faciais