quinta-feira, 24 de abril de 2014

Você tem fome de quê?

Meninas,

Sabe aquela fome que não passa? Você já sentiu uma fome infinita e teve a impressão de que comeria tudo o que vê pela frente? Nesses momentos, você já se perguntou o que você tem vontade de comer e que horas essa fome aparece?

Essas duas perguntas são muito importantes e poderiam te ajudar no controle da fome. A fome essencialmente existe para dizer ao nosso corpo que nós estamos ingerindo menos calorias e nutrientes do que nosso corpo está acostumado e, com medo de que nós fiquemos sem nutrientes o suficiente, ele nos manda uma mensagem para comer mais. A vontade específica de um determinado alimento estaria, a princípio, ligada à necessidade de um determinado nutriente. No entanto, com os avanços da nossa indústria alimentícia, nosso corpo é exposto a muitos sabores e nutrientes diferentes, e isso acaba confundindo o nosso sistema nervoso e nos mandando estímulos de fome errados.

No entanto, existem certos processos que ainda são muito fortes em nosso corpo e que regem nossa vontade de comer. Um deles é a ingestão de açúcar e carboidratos. Quando nós consumimos carboidratos e açúcares, nós elevamos os níveis de insulina em nosso sangue. Infelizmente, níveis altos de insulina no nosso sangue trazem uma mensagem ao nosso corpo que diz "coma mais açúcar e carboidratos!!!", e assim entramos em um círculo vicioso de comer mais carbos, aumentar mais o nível de insulina, comer mais carbos, etc. Por isso, se a sua fome é basicamente de massas, batata, pizza, chocolate, brigadeiro, doce de leite, etc; muito provavelmente quanto mais você comer, mais sentirá falta. A boa notícia é que o nosso corpo leva de 2 a 3 semanas para se adaptar e baixar o nível de insulina no sangue (pouquíssimo tempo!!!). Ou seja, se você aguentar 3 semanas comendo menos dessas guloseimas, muito provavelmente você passará a sentir menos vontade delas!

Outro ponto importante é que horas você sente mais fome. Sentir muita fome em algum momento do dia provavelmente significa que você comeu menos do que deveria na sua refeição anterior, o que faz você balancear na refeição seguinte. A boa nova é que da mesma maneira que a insulina, se você está em uma dieta hipocalórica, seu corpo levará de 2 a 3 semanas para se adaptar a essa fome. Lembre-se, no entanto, que dietas hipocalóricas devem ser acompanhadas por um nutricionista ou por um endocrinologista.

É isso meninas! Qualquer dúvida, gritem!

Beijinhos
#projetovida

Nenhum comentário:

Qualidade de vida + Beleza + Saúde + Bem-estar...

Qualidade de vida + Beleza + Saúde + Bem-estar...
Tratamentos Corporais e faciais